Respostas
Por natureza, todos os homens desejam conhecimento. Uma indicação disso é o valor que damos aos sentidos; pois, além de sua utilidade, são valorizados por si mesmos e, acima de tudo, o da visão. Não apenas com vistas à ação, mas mesmo quando não se pretende ação alguma, preferimos a visão, em geral, a todos os outros sentidos. A razão disso é que a visão é, de todos eles, o que mais nos ajuda a conhecer coisas, revelando muitas diferenças.
Ora, os animais nascem por natureza com o poder da sensação, daí adquirindo alguns a capacidade da memória, enquanto outros não. Por conseguinte, os primeiros (os que possuem a capacidade da memória) são mais inteligentes e capazes de aprender do que aqueles que não podem se lembrar. Aqueles que não ouvem sons (como a abelha ou qualquer criatura semelhante), são inteligentes, mas não conseguem aprender; só são capazes de aprender os que possuem esse sentido (a audição), além da capacidade da memória.
Questões
O que Aristóteles afirma sobre a relação do homem com o conhecimento?Ao primeiro parágrafo Aristóteles valoriza muito um de nossos sentidos, que sentido é esse? E por qual razão Aristóteles valoriza esse sentido?Explique o seu entendimento em relação à expressão “poder da sensação”.O que Aristóteles afirma em relação à memória?