• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jjenifeerp0fvzl
  • Perguntado 8 anos atrás

A Metáfora da Educação pode ser descrita como: a É possível graças às tecnologias de informação e comunicação, que potencializam a construção de novos conhecimentos, na medida em que facilitam o acesso as informações e dados em quantidade e velocidade antes inimagináveis. b. Este poder de manejar e de remanejar o ambiente irá mostrar-se crucial para a construção da cultura, o pensamento biológico ou abstrato, sendo apenas um dos aspectos, variáveis e historicamente datados, dessa cultura.c.Ela nos permite antecipar as consequências de nossos atos. d. Máquina que transforma o conhecimento em produto material a ser transferido da cabeça dos professores para a dos alunos.e.O sistema cognitivo se estabiliza em uma fração de segundos na interpretação de uma determinada distribuição de excitação dos captadores sensoriais.

Respostas

respondido por: Anônimo
0
A metáfora educacional tem pois uma dupla característica: descrevem e prescrevem.


A natureza de um fenômeno nos é apresentada e é sugerida uma forma de ação que em relação ao processo educativo, é considerada adequada.

Sendo assim, para um melhor entendimento, a “metáfora” que descreve a criança que “floresce”, é correspondente à do professor como um jardineiro, que tem o dever (considero, particularmente, essa metáfora um poema... lindo e muito apropriado!) e ao mesmo tempo prazer de cuidar de cada planta (criança) para que ela atinja todo seu potencial, conforme sua natureza.

 A metáfora é, em verdade, uma justa contraposição aos discursos educacionais autoritários que tendem a obscurecer a figura do aluno, colocando-o em uma situação de mero repetidor de conhecimentos sem entender o que fala na realidade; já não é um ser pensante mas uma marionete que fala pela boca de outra pessoa.A metáfora não tem a obrigação de ser uma resposta “mastigada”, se fosse o caso perderia o sentido de todo, mas é um convite a busca do sentido da analogia que está nela.
Perguntas similares