• Matéria: Português
  • Autor: kelygudesten
  • Perguntado 9 anos atrás

(ENEM, 2013) Novas tecnologias
Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo” “fetichi - zam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado.
Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.
Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.
Fonte: SAMPAIO A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: . Acesso em: 1 mar 2013 (adaptado).
Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva:

Respostas

respondido por: maionelins
200

CONFERIDO AVA:

c. Incluir o leitor como participante da ação de manipular e ser manipulado pelas novas tecnologias. Correto

respondido por: jalves26
4

A escolha das formas verbais em destaque objetiva:

d) tornar o leitor copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado.

Explicação:

No texto, estão destacadas as formas verbais "carregamos", "desenvolvemos", "somos" e "controlamos".

Todas estão na 1ª pessoa do plural (nós).

A escolha dessa pessoa gramatical é proposital e tem como intenção aproximar o leitor do ponto de vista defendido no texto, pois o autor inclui o leitor na opinião defendida.

Com isso, o autor sugere um compartilhamento das ideias defendidas no texto: ele e nós, leitores, pensamos da mesma forma, passamos pelas mesmas situações, sentimos do mesmo jeito. No caso, todos nós manipulamos as novas tecnologias e somos manipulados por ela.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/22216813

Anexos:
Perguntas similares