• Matéria: História
  • Autor: RuthHelena9237
  • Perguntado 8 anos atrás

De acordo com Donald Ramos, o sistema escravista sobreviveu, no Brasil, por causa do equilíbrio entre o uso de valores e o uso da violência. Nessa análise do autor, a utilização de valores foi largamente empregada:

Respostas

respondido por: radhijaevivip0g35o
0
O abandono por completo de outras atividades produtivas em detrimento da exploração aurífera, a exclusiva utilização da mão de obra negra no garimpo, o deslocamento do eixo econômico do nordeste para o sudeste da colônia.   A criação das Casas de Fundição para facilitar o recolhimento do quinto da Coroa Portuguesa, deslocamento do eixo do tráfico de escravos do Nordeste canavieiro para o sudeste aurífero, conflitos entre paulistas e portugueses pelo controle das minas. A valorização do porto de Salvador para o embarque do ouro e o desembarque de escravos para as áreas de minas, deslocamento do eixo de tráfico de escravos do sul para o norte, estímulo a novas expedições de sondagens em outras áreas do território. A montagem de um sistema mais eficiente de fiscalização da base produtiva da colônia, o abandono da região Nordeste, que quase foi dominada pelos holandeses, políticas migratórias para povoar a área de produção de ouro. A definição de uma política fiscal que cobrava o quinto do ouro explorado, a proibição do uso do ouro na ornamentação de igrejas nas áreas mineiras, prioridade de concessão das minas aos desbravadores que as descobriram.
respondido por: cassiabdon
0

Resposta:

Certo

Pela ação da Igreja católica, através da doutrina e da estrutura institucional da religião, e pela ação do Estado, através de muitos meios de controle, entre eles, a possibilidade de alforria individual do escravo.

Explicação:

Gabarito

Perguntas similares