• Matéria: Pedagogia
  • Autor: karendamasceno
  • Perguntado 8 anos atrás


“Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar com responsável pela produção de sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. et al.. Literatura na escola: Propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 29.

Considerando-se a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as relações que se estabelecem entre o professor e o aluno no intercâmbio que permeia a aprendizagem da leitura do texto literário, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O papel do autor da obra literária também é vislumbrado no processo de aprendizagem do leitor em formação, uma vez que é o autor o responsável pela construção do sentido e da beleza do texto literário, elementos a serem apreendidos pelo leitor.
II. ( ) A presença do autor no processo de aprendizagem é de suma importância, uma vez que a boa leitura está atrelada à capacidade de o leitor interpretar, sem equívocos, o sentido único que o autor construiu em sua obra.
III. ( ) O papel do leitor no processo de aprendizagem da leitura é recorrer ao seu repertório de experiências com outras leituras como forma de captar novos sentidos na literatura.
IV. ( ) O papel do professor no intercâmbio da aprendizagem é o de se colocar como mediador a partir de sua maturidade e domínio de uma metodologia de ensino entre o leitor em formação e a obra literária, auxiliando o aluno na construção do sentido.

Respostas

respondido por: Lucilap
8

Olá!

Sobre as afirmações:


I – AFIRMATIVA VERDADEIRA - O autor deve proporcionar a construção de sentido e a beleza literária a serem apreendidos pelo leitor em formação.


II – AFIRMATIVA FALSA - A presença do autor é importante, porém uma boa leitura não significa ausência absoluta de equívocos na interpretação do sentido da obra construído pelo autor.


III – AFIRMATIVA VERDADEIRA – Parte fundamental do processo de construção da aprendizagem é possibilitar ao aluno utilizar sua experiência para a construção de novos sentidos seja na literatura ou em outras situações de aprendizagem.


IV – AFIRMATIVA VERDADEIRA – O professor é mediador no processo de aprendizagem e, nessa condição, deve proporcionar situações que contribuam para a construção da autonomia do aluno e para o desenvolvimento da competência leitora.


Resposta: V, F, V, V. 

Perguntas similares