• Matéria: Filosofia
  • Autor: dgsilva2411
  • Perguntado 8 anos atrás

faça um texto apresentando o conceito de alienação nas relações de produção, segundo Karl Marx

Respostas

respondido por: YasmimCh28
1
Segundo Marx, o trabalho é da essência humana, somos os únicos seres no planeta capaz de modificar o ambiente com os nossos projetos e modificar nossos projetos de acordo com a realidade.
Construir uma ferramenta de produção não é uma coisa qualquer. Se trata de construir um objeto que ajudará na atividade de transformação da natureza. A ferramenta é construída com base na impossibilidade de realizar um projeto com os objetos que a natureza, somente ou "crua" fornece, Para Marx, isso significa que somos os seres dominantes e que isso seria praticamente impossível em outro animal.
Sendo assim, a alienação seria um processo de exteriorização da essência do ser humano.
No fim do processo de trabalho, o produto se transforma em algo estranho, independente do ser que o produziu. Esta “diferença de natureza” entre produtor e produto pode ser considerado a concepção da alienação.
Marx retrata a alienação 
1)em relação ao produto do trabalho
2) no processo de produção
3) em relação à existência do indivíduo enquanto membro do gênero humano 
4) em relação aos outros indivíduos
1- É este estranhamento em não  reconhecer num material produzido a essência do trabalhador,
2- Conhecido por "alienação ativa", é a ideia de que se um trabalhador está alienado em relação ao seu produto, isso estava presente no próprio processo produtivo.
3- Essa alienação consiste em uma situação onde o indivíduo, com sua essência, muitas capacidades, se separado da mesma, se individualiza, como se não fosse mais membro de sua comunidade ou sociedade, apenas alguem que sobrevive.
4- Quando não se reconhece em seu aspecto mais fundamental, que é o trabalho, e quando ele não é reconhecido como parte essencial da vida humana e do ser humano enquanto espécie, então toda e qualquer vida já não tem seu significado.
Perguntas similares