História da África pré-colonial*Sociedades*Sistema político*Diversidade Cultural *costumes, tradições, religiões *Economia
Respostas
Olá!
Antes de mais nada, vale salientar que o continente Africano é gigantesco, e que mesmo nos dias atuais ficaria impossível generalizar os costumes sociais do continente todo. Digo isso porque nos tempos de África Pré-colonial, ela era MUITO mais fragmentada, existindo assim mais de milhares de disposições sociais, econômicos, entre outras. Portanto, nesta resposta, nos ateremos aos mais comuns quando se fala de África Pré-colonial.
Sociedade: Como dito antes, milhares de aspectos sociais coabitavam o continente Africano, tanto que é comum, no meio historiográfico, ser referida como “as Africas”, começando pela grande divisão entre África Saariana e África Sub-Saariana, mas podemos dizer que os estudiosos encontraram pelo menos algumas semelhanças entre elas. Por exemplo, a maioria dessas sociedades respeitava uma rígida hierarquia social. Nobres, escravos, plebeus, todos entendiam qual o seu papel social, e por muitas vezes nasciam e morriam naquela condição, já que se acreditava que aquela era uma característica além vida. Em outras ramificações sociais, a nobreza era marcada pelo sangue, mas não havia estratificação social. Um plebeu, por exemplo, poderia chegar a cargos do governo.
Sistemas Políticos: Aqui novamente teremos uma gigantesca gama de opções para explorar. O territórios africanos se dividiam tanto em impérios, que era a junção de várias nações sob o comando de uma delas, quanto em reinos menores e até em cidades estados independentes parecidas com a que encontramos na Grécia Clássica.
Diversidade Cultural: Se ao falarmos sobre sistema político e sociedade já chegamos ao ponto de entender que não é possível sintetizar toda a estrutura em uma resposta simples, imagine explanar sobre a diversidade cultural? Mas podemos citar um exemplo para demonstrar o quanto essa diversidade era grande. As aldeias Iorubás e as aldeias Ibós ficavam poucos quilometros distantes umas das outras. Entre os Iorubás, o nascimento de gêmeos era uma bênção, festejada entre todos. Já entre os Ibós, os gememos eram mortos e mãe passava por um processo de purificação em consequência.
Costumes, Tradições e Religiões: Ao contrário do que pensamos, em aspectos religiosos, o culto aos Orixas não era tido em todo o cenário africano, pelo contrario. Em diversos territórios, o culto a natureza e aos animais prevaleciam, até a chegada do Islamismo e Cristianismo.
Economia: De pastores que coletavam mel durante seus pastoreios, a ferreiros e tecelão de fino trato que deixaram os invasores europeus e árabes impressionados com a qualidade de suas peças. A grande maioria dos territórios sobreviviam da terra, entre a coleta e até alguns tipo de cultivo. Outros viviam de fundição do metal, que já era conhecida entre os africanos. Em outros, os tecidos eram a prática mais conhecida.