Leia o texto a seguir para responder às questões 3 e 4.
A ciência que estuda as cores é chamada de colorimetria. Ela é responsável por desenvolver métodos de quantificação da cor e de estudo do tom (que identifica a cor como azul, verde, amarela, etc.), da saturação (mostra se a cor é natural ou artificial) e da intensidade (força da cor). Cientistas e artistas se dedicaram ao estudo da harmonia cromática, surgindo, assim, a teoria da cor por Goethe e Newton.
Uma maneira de classificar as cores é em relação ao fato de ela ser pura ou misturada. Cores primárias são as cores puras (amarelo, azul e vermelho), as secundárias são mistura de duas cores primárias e as terciárias são a mistura de uma primária e uma secundária.
Com o avanço da tecnologia de impressão foi criado o padrão de cores CMYK (Ciano, Magenta, Yellow e Black), consideradas as cores primárias. Apesar da divergência dos estudiosos da área, há uma classificação das cores desse padrão: as cores primárias são ciano, magenta, amarelo e preto; as cores secundárias são a mistura de duas cores primárias; as cores terciárias são a mistura de duas cores secundárias e as cores quaternárias são a mistura de duas cores terciárias.
Nessa classificação as cores são misturadas na mesma quantidade. Caso sejam misturadas em quantidades diferentes, gerariam as mesmas cores, porém, com intensidades diferentes, aumentando significativamente a quantidade de cores.
Fonte: Adaptado de . Acessado em 13/09/2012.
A partir da análise do texto, quantas cores terciárias existem no padrão CMYK?
Respostas
respondido por:
1
A resposta certa é 15 cores.
marcoshmendes:
Perfect! Thanks
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás