Sobre a regência verbal e nominal, estão corretas as seguintes proposições, exceto:
a) Quando o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou advérbio, temos um caso de regência nominal. Exemplo: Este é o livro sobre o qual lhe falei.
b) Quando o termo regente é um verbo, temos um caso de regência verbal. Exemplo: Eu gosto de música e literatura.
c) Chamamos de regência a relação de interdependência que se estabelece entre as palavras quando elas se combinam para formar os enunciados linguísticos (frases, orações etc.).
d) Quando o verbo for transitivo direto, ele exigirá o emprego de uma preposição entre o termo regente e o termo regido.
e) Os verbos intransitivos não possuem complemento. Há, em alguns casos, adjuntos adverbiais que costumam acompanhá-los. Os verbos de ligação e os verbos impessoais sempre serão intransitivos. Exemplo: O menino parece triste.
Respostas
respondido por:
278
Resposta:d) Quando o verbo for transitivo direto, ele exigirá o emprego de uma preposição entre o termo regente e o termo regido
Explicação: estou fazendo o curso na unifran e esta é a resposta dada aqui no curso
respondido por:
111
Sobre a regência verbal e nominal, estão corretas as seguintes proposições, exceto: Quando o verbo for transitivo direto, ele exigirá o emprego de uma preposição entre o termo regente e o termo regido. (Alternativa D)
Pois, os verbos transitivos diretos precisam do objeto direto para realizar o sem complemento, sem objeto direto tem-se um sentido incompleto.
Na alternativa D, fala-se de preposições, mas o correto seria objeto direto, por consequência essa alternativa está incorreta.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás