• Matéria: História
  • Autor: profedson1
  • Perguntado 8 anos atrás

Sabemos que o Brasil foi uma colônia portuguesa e foi constituído a fim de responder aos interesses mercantilistas do Estado e da classe mercantil lusitana. Nesse contexto, a produção açucareira foi instalada no território e, ao longo da colonização, transformou-se em uma das principais fontes de renda da coroa, junto com o tráfico de escravos. Entretanto, o processo de colonização do Brasil, tendo em vista a escravidão, fez constituir uma população singular. Assim, o povo brasileiro se diferencia em sua constituição dos demais povos que se formaram no continente americano.

Respostas

respondido por: RPTurolla
1

Olá!



Sim, é verdade que nossa formação e diferenciada e muito disso se deve ao fato de que economicamente Portugal fizera do comércio de escravos uma grande fonte de renda. Mas devemos tomar alguns cuidados quando utilizamos essa informação.



Durante muito tempo, essa miscigenação foi usada como desculpa para se dizer que não existe racismo na Brasil, que nossa própria formação nos conferia uma espécie de atitude pacificadora natural este sentido. Chamamos isto de mito da democracia racial.



Logo, não devemos negar a mistura em nossa cultura e em tudo que ela envolve. Mas jamais poderemos entender que por conta desta, estamos livres do preconceito racial terrível que assola o país.


Perguntas similares