¿ Sabes o que eu estava pensando, Jacinto?... Que te aconteceu aquela lenda de Santo Ambrósio... Não, não era Santo Ambrósio... Não me lembra o santo. Ainda não era mesmo santo, apenas um cavaleiro pecador, que se enamorara de uma mulher, pusera toda a sua alma nessa mulher, só por a avistar a distância na rua. Depois, uma tarde que a seguia, enlevado, ela entrou num portal de igreja, e aí, de repente, ergueu o véu, entreabriu o vestido, e mostrou ao pobre cavaleiro o seio roído por uma chaga! Tu também andavas namorado da serra, sem a conhecer, só pela sua beleza de verão. E a serra, hoje, zás! de repente, descobre a sua grande chaga... É talvez a tua preparação para S. Jacinto. (Eça de Queirós, As cidades e as serras . São Paulo: Ateliê Editorial, 2007, p. 252.)
a) Explique a comparação feita por Zé Fernandes. Especifique a que chaga ele se refere.
Respostas
respondido por:
5
Zé fernandes , compara o que jacinto teve em entrar em contato com cavaleiro pescador , e quando fora atraido pela beleza da mulher , ambas idealizadas , ainda com o ponto negativo que chocaria todos , a mulher com a chaga no peito , e a seerra , com a chaga da miséria dos trabalhadores .
espero ter ajudado :)
espero ter ajudado :)
roarqui:
Gabriela, obrigada pela ajuda!! Entendi que a chaga era a miséria dos trabalhadores na Serra. Mas não entendi a comparação feita por Zé Fernandes...
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás