Respostas
O chamado Mundo Bipolar foi caracterizado por um período em que Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) despontaram como as maiores potências mundiais. Esses dois países apresentavam grande influência política, econômica e militar, interferindo nas relações políticas de todo o planeta.
O Mundo Bipolar se estabeleceu após a Segunda Guerra Mundial (1945), onde grande parte dos países europeus envolvidos no conflito, em especial a Alemanha, Itália, Áustria, Reino Unido e França, encontravam-se extremamente abalados devido à destruição de indústrias, propriedades agrícolas, pontes, rodovias, ferrovias, além da redução significativa do contingente populacional – estima-se que cerca de 15 milhões de pessoas morreram na Europa durante a guerra.
Esse cenário foi propício para expansão da influência estadunidense e soviética que, mesmo participando ativamente desse conflito, conseguiram atingir prosperidade econômica, fortalecer o aparato militar, fabricar armas nucleares e exercer controle em alguns territórios. Porém, havia grande rivalidade entre as duas superpotências, que apresentavam sistemas políticos antagônicos: EUA (capitalista) e URSS (socialista), fato que provocou a divisão do mundo em dois grandes blocos com ideologias distintas.
A União Soviética passou a exercer influência no Leste Europeu, em Cuba e em algumas porções da África e da Ásia. Os Estados Unidos, por sua vez, criou o Plano Marshall, destinando verbas para a reestruturação dos países envolvidos na guerra, além de expandir sua hegemonia na América, Oceania, Europa Ocidental e na maioria dos países africanos e asiáticos. :O