• Matéria: História
  • Autor: vitor7772
  • Perguntado 8 anos atrás

resumo sobre a ´período do fim do Império Bizantino e inicio do islamismo e o Império Árabe

Respostas

respondido por: sthefanim30
0
O Império Bizantino começou a ser durante a Baixa Idade Média, alvo da retomada expansionista no Ocidente, seguindo o exemplo do que aconteceu nas Cruzadas, em especial a quarta. Nesse momento, a cidade estava vivendo um avanço ocidental, o que ampliou o predomínio econômico das cidades italianas e ampliou a decadência do Império Bizantino. No século XIV, os turcos-otomanos conquistaram a Ásia menor e os Bálcãs e o império se reduziu apenas à cidade de Constantinopla, que mais tarde, passou a ser conhecida como Istambul, nome pelo qual a cidade é chamada até os dias atuais.

Na parte oriental do Império Bizantino, predominou a prática do cristianismo, embora ele tenha se desenvolvido, quando comparado ao Ocidente, de forma peculiar. Em Istambul, muito do que foi herdado à respeito da forma governamental de Roma, foi herdada, e gradualmente, o imperador passou a ser caracterizado como o chefe principal da igreja. Em meio à esse contexto, o Ocidente encontrava-se em crise do Baixo Império, e em 455, com o apoio total do imperador, o bispo de Roma foi elevado à chefia de toda a igreja, tornando-se o primeiro papa da cristandade, reconhecido como Leão I.

E apesar das tradições da administração e também jurídicas herdadas de Roma, os bizantinos sofreram clara e grande influência helênica. Além disso, adotaram como idioma oficial do século III, o grego, mantiveram constante contato com os povos da Ásia e ainda vivenciaram a invasão persa e o posterior assédio árabe.
Perguntas similares