Sobre a formulação Durkheimiana de estado moderno em quadros de anomia social, é correto afirmar que
Respostas
Primeiro, precisamos completar a pergunta:
Sobre a formulação durkheimiana de Estado Moderno em quadros de anomia social, é correto afirmar que
A) ele, a religião e a família são as instituições integradoras mais eficazes para superar os inconvenientes dessas situações de risco à solidariedade orgânica.
B) ele se mantém distante dos indivíduos, tendo com estes relações muito intermitentes e exteriores, para que lhe seja possível socializar adequadamente as consciências individuais.
C) ele se sobrepõe ao grupo profissional ou corporação na função de regulamentar a vida social, revelando competência para, a partir de conhecimentos dos agentes econômicos, pôr fim aos estados anômicos.
D) ele se mostra a base moral mais apta a estabelecer freios a certos impulsos que põem em risco a coesão social, já que assume o mesmo papel que o dever doméstico desempenhou na sociedade de solidariedade mecânica.
Agora, podemos responder corretamente:
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
A alternativa que melhor compreende o sentido de anomia e o estado moderno é a letra A.
Partindo deste ponto, podemos notar que, a intensa frustração e ansiedade causados pelo estado moderno, se desenvolvem como mola propulsora de stress ao homem enquanto o mesmo procura satisfação em sociedade.
Deste modo, elementos como a família, religião e no estado moderno, fornecem uma válvula de escapa quanto ao descontentamento que se espalha pela sociedade e produz um estado geral de anomia, como:
A falta de clareza;
A crueldade;
E por fim, a desorientação pessoal.
Espero ter ajudado.