• Matéria: História
  • Autor: Leleh2017
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais as revindicações da revolta de nike

Respostas

respondido por: notamotarocha
6
As principais delas são quatro: a reestruturação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o cumprimento do Plano Nacional de Reforma Agrária, a criação de uma linha de crédito especial e mudanças na definição de terra improdutiva para desapropriação.

Os sem-terra argumentam que a defasagem de funcionários no Incra, que é de 4 mil pessoas, dificulta a reforma agrária. Para eles, a reestruturação vai agilizar o processo. Os manifestantes também querem cobrar o cumprimento da meta anunciada no Plano Nacional de Reforma Agrária em 2003, de assentar 430 mil família até o fim do governo Lula. Eles argumentam que até agora foram assentadas 60 mil famílias e faltam 370 mil para apenas 20 meses de governo
respondido por: RenatoVilarino
2
Em 532, explodiu em Bizâncio uma violenta revolta que, de certo modo, era fruto da insatisfação popular contra os elevados tributos e a opressão geral dos governantes. A revolta começou, de forma inesperada, no hipódromo, um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as autoridades máximas do governo. A multidão assistia a uma disputada corrida de cavalos. Terminada a corrida, houve dúvida sobre quem era o vencedor da competição. Presente ao hipódromo, o imperador Justiniano quis intervir para escolher o vencedor. As torcidas estavam divididas e gritavam nika, nika (vitória, vitória). De repente, o tumulto explodiu. As tensões sociais, até então contidas, extravasaram num movimento de protestos contra as injustiças. O imperador retirou-se para o palácio. Do hipódromo, o conflito ganhou as ruas da cidade e adquiriu o caráter de rebelião contra o imperador. Tropas imperiais foram reunidas para reprimir a revolta, que resultou na morte de quase 35 mil pessoas. A primeira reação de Justiniano durante a revolta popular foi fugir de Bizâncio. Acredita-se que quem o impediu foi sua mulher, a imperatriz Teodora. Justiniano a conheceu antes de ser coroado: ela era uma atriz e cortesã que animava os espetáculos em Constantinopla.
Perguntas similares