A partir dos resultados encontrados com a aplicação do método de vigilância das coberturas vacinais, medidas deverão ser adotadas para correção de possíveis fragilidades detectadas em relação às baixas coberturas vacinais no município. NÃO É CORRETO. a) Verificar a qualidade e consistência dos dados de doses aplicadas no Sistema de Informação. b) Atribuir a responsabilidade pelo êxito das ações de vacinação exclusiva dos profissionais da imunização. c) Aplicar o Monitoramento Rápido de Coberturas Vacinais (MRC) resgatando não vacinados. d) Efetiva integração das equipes que realizam as ações de vacinação e equipes das estratégias Saúde da Família/Atenção Básica e onde se aplica, com as equipes de vacinação dos povos indígenas. e) Ampliar o acesso à vacinação com abertura das salas de vacinas em horários alternativos.
Respostas
a) Verificar a qualidade e consistência dos dados de doses aplicadas no Sistema de Informação. - Correta, essa atitude maximizaria o efeito desejado , o de imunização efetiva da maior parcela possível da população.
b) Atribuir a responsabilidade pelo êxito das ações de vacinação exclusiva dos profissionais da imunização. - Incorreta, apesar do grande papel dos profissionais da vacinação, o sucesso não é um mérito somente deles. Nessa questão entra também o papel do governo e suas propagandas, dos fabricantes das vacinas e, principalmente, da adesão popular aos projetos.
c) Aplicar o Monitoramento Rápido de Coberturas Vacinais (MRC) resgatando não vacinados. - Correta, isso ajudaria para alcançar as pessoas que ainda não foram vacinadas.
d) Efetiva integração das equipes que realizam as ações de vacinação e equipes das estratégias Saúde da Família/Atenção Básica e onde se aplica, com as equipes de vacinação dos povos indígenas. - Correta, dessa forma poderia se alcançar um maior número de pessoas e de forma mais organizada, permitindo que haja um acompanhamento mais exclusivo da pessoa/família com relação a sua imunização.
e) Ampliar o acesso à vacinação com abertura das salas de vacinas em horários alternativos. - Correta, tal medida seria de extrema importância, uma vez que muitas pessoas não estão disponíveis a irem a um ponto de vacinação nos horários comerciais, devido ao fato de trabalharem e outras obrigações. Horários alternativas ajudariam para conseguir imunizar essas pessoas.
Portanto, podemos afirmar que a alternativa a ser escolhida como incorreta é a letra B.
Sobre “dado” é correto afirmar:
e) Todas as alternativas são corretas.
Sobre o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) nominal e por residência do vacinado é correto afirmar:
e) Todas as alternativas estão corretas.
Marque a alternativa correta que expressa as vantagens da implantação do Sistema Informação nominal do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI.
d) As alternativas a, b e c estão corretas.
Assinale a alternativa correta que apresenta as metas preconizadas para o indicador de Cobertura Vacinal, por vacinas integrantes do calendário nacional de vacinação para os grupos alvos específicos.
a) BCG, Rotavírus e Influenza cobertura vacinal 90%, as demais vacinas 95%, inclusive a febre amarela em ACRV. Exceção para a vacina HPV que foi estabelecida em 80%.
Analise as afirmações abaixo acerca dos principais indicadores relativos à imunizações e marque a alternativa INCORRETA:
b) Homogeneidade de Cobertura Vacinal entre vacinas representa a proporção (%) de municípios com cobertura vacinal adequada (conforme a meta estabelecida para cada vacina).
Houve uma drástica redução na ocorrência de doenças preveníveis por vacinação nas últimas décadas, principalmente das doenças prevalentes em crianças, coincidindo com a elevação das coberturas vacinais, sendo o sarampo e a poliomielite exemplos concretos dessa afirmativa. Marque a alternativa correta que pode explicar o reaparecimento de doenças como sarampo em áreas com coberturas vacinais administrativas iguais ou superiores a meta de 95% para a vacina tríplice viral (sarampo/rubéola e caxumba).
as afirmativas A, B e C estão corretas
O PNI estabeleceu em Nota Informativa nº 175/2015 que os dados do Sistema de Informação sobre vacinação no país devem ser exportados da sala de vacina para a Secretaria Municipal de Saúde até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente. A Secretaria Municipal de Saúde deve importar os dados das salas de vacina e enviar a base de dados nacional no Datasus até o 10º (décimo) dia útil. EXCETO uma das afirmativas abaixo não está relacionadas com a referida Nota Informativa. Marque a alternativa INCORRETA.
b) Não há nenhuma relação no texto entre transmissão e regularidade dos dados, somente define fluxo entre as esferas de gestão.
“Ao avaliar a base de dados do SIPNI, são encontrados erros.” Baseado nesta afirmativa, verifique as alternativas as quais se referem as prováveis causas desses erros e marque a que está incorreta.
c) Transmissão simultânea dos arquivos de todos os módulos do SIPNI de salas de vacinação e municípios que utilizam o aplicativo em Desktop.
O método de vigilância das coberturas vacinais é uma ferramenta para identificação do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis nos municípios. Classifica os municípios a partir da análise das coberturas vacinais e taxas de abandono de vacinação para um conjunto de vacinas, associadas ao porte populacional subsidiando os gestores para:
e) Todas as alternativas são corretas.
A partir dos resultados encontrados com a aplicação do método de vigilância das coberturas vacinais, medidas deverão ser adotadas para correção de possíveis fragilidades detectadas em relação às baixas coberturas vacinais no município. NÃO É CORRETO.
b) Atribuir a responsabilidade pelo êxito das ações de vacinação exclusiva dos profissionais da imunização.