• Matéria: Português
  • Autor: Olgarodrigues00
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma lanchonete da zona sul carioca está lançando uma novidade: o sanduíche Epa!. A pessoa compra o sanduíche, abre o pão e grita: "Epa! Cadê o queijo?". A lanchonete serve Epa! De várias qualidades: Epa! De presunto, Epa! De galinha e Epa! De sardinha a) apenas em uma das ocorrências a palavra Epa! é interjeição. Identifique-a e justifique sua resposta. B) Qual é a classe gramatical dessa palavra em todas as demais ocorrência? Justifique.

Respostas

respondido por: JuarezJr
10
Olá.

a) Na segunda ocorrência, o "epa" é interjeição ("Epa! Cadê o queijo?").
Nessa frase, "epa" está expressando a admiração, a surpresa diante do sanduíche.

b) Nas demais ocorrências, "epa" é substantivo.
Em todas essas ocorrências, "epa" está nomeando o sanduíche da lanchonete ("epa" é o nome do sanduíche).



Bons estudos!
respondido por: yuri14rodrigues
0

a. A interjeição "epa" nos é mostrada no seguinte trecho: "Epa! Cadê o queijo?". Para justificar este elemento, temos que o autor da frase estava indignado e também surpreso por não haver queijo no seu sanduíche.

b. A classe gramatical do segundo "epa" utilizado na frase é o substantivo, pois se trata de um sanduíche, ou seja, é um tipo de substantivo comum.

Interpretação da interjeição usada

Temos como definição de interjeição os tipos de palavras que expressam emoções, sentimentos ou sensações que são identificadas por outras maneiras, dependendo do seu contexto.

No caso deste trecho do texto, houveram dois exemplos distintos de uma mesma palavra que assumiu duas classes gramaticais.

Veja mais sobre a interjeição em brainly.com.br/tarefa/22389415

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares