• Matéria: Português
  • Autor: LarissaAlmeida00
  • Perguntado 8 anos atrás

Análise do poema correspondências de Charles baurelaire

Respostas

respondido por: Gisah1509
18
Fichamento do poema simbolista – Correspondências de Baudelaire

· A característica marcante presente no poema correspondências de Baudelaire e ressaltado pela subjetividade, individualismo e misticismo rejeita a realidade e valorização do social, e atribuem um significativo simbólico as palavras que usa, e os personagens que criam.

· Importância histórica da obra poética:

· A obra poética de Baudelaire e muito significativa, e traduz uma mudança radical na poesia ocidental.

· Herdeiro do romantismo negro de Edgar Allan Poe, é o último grande romântico francês, e ao mesmo tempo é o iniciador de uma nova sensibilidade baseada na experiência da vida urbana e na observação das ambivalências do mundo emotivo e imaginativo, opondo-se aos excessos sentimentos e retóricos do romantismo.

· A obra mais importante de Baudelaire, “As flores do mal”, foi publicada e apreendida em 1857. Um livro com 52 poemas, proibido na França até 1924, por ser considerado um ultraje a moral pública. Durante este período vendeu milhares de exemplares.

· O poema correspondências situa-se no inicio do livro, é o nº 04 da primeira parte, e deve ter sido escrito por volta de 1855, dois anos ates de ser publicado.

· Em correspondências , poema – teoria de Baudelaire, traça as principais linhas do que depois seria conhecido como simbolismo. A comunhão com a natureza vista como um templo: a floresta de símbolos que suscita união, harmonização do homem com essa natureza plena de sugestão, familiar, próxima, ligada em uma tenebrosa e profunda unidade. Esta ligação talvez seja o cerne para a compreensão do simbolismo: tudo é correspondência, tudo esta ligado, os sons as cores, as cores as imagens, as imagens ao tato, o tato ao paladar tudo o mais representado pela natureza. Um canto em uníssono emerge o simbolismo. Canto de êxtase do espírito e dos sentidos.
respondido por: marigiorgiani
8

Resposta:

CHARLES BAUDELAIRE foi um poeta boêmio francês do século XIX. É considerado um dos precursores do simbolismo.

O poema/soneto Correspondências é como um laboratório de experiências metafísicas. Com criatividade e inspirado em nomes como Swedenborg,  Fourier,  Gal,  Lavater,  Saint-Martin.  Oegger e Richer, Baudelaire propõe uma nova forma de pensar para a época.

O poema em questão, de caráter programático, trata do desejo do poeta de elevar-se acima deste mundo inóspito para um espaço de pura abstração, onde pode compreender “sem esforço/A linguagem das flores e das coisas mudas!” e onde pode entender a natureza. Ele compara a natureza a um templo cheio de vida, mas ao mesmo tempo obscuro e cheio de histórias que envolvem a passagem do ser humano pela Terra.

É dessa forma que o poema cria o misticismo característico do simbolismo. É muito presente, também, o uso de sinestesia, causando uma verdadeira confusão de sentidos.

O soneto traz um sistema de rimas que confere musicalidade: ABBA - ABBA - CDC - DEE.

Aprenda mais sobre o simbolismo em https://brainly.com.br/tarefa/18834451

Anexos:
Perguntas similares