• Matéria: Português
  • Autor: cidacruzatb
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia a citação:
“Com o passar dos anos, observou-se que as gramáticas do texto eram ineficientes no estabelecimento das regras que poderiam descrever todos os textos possíveis em uma língua natural”.
Após esta avaliação, caso queira ler este capítulo integralmente, ele está disponível em: FLÔRES, O. et al. (orgs.) Teorias do texto e do discurso. Canoas: ULBRA, 2006. P. 20.
Na fase conhecida como Gramáticas do Texto, começou-se a considerar as capacidades dos falantes e ouvintes nas análises textuais. Considerando a citação acima e o livro-base A Linguística Textual e a Sala de Aula, tais capacidades são classificadas em:

A descritiva, narrativa e dissertativa.

B formativa, transformativa e qualitativa.

C frasal, discursiva e dialógica.

D transfrástica, gerativa e discursiva.

E lógica, monológica e dialógica.

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
0

É uma questão realmente complicada, e fiquei na dúvida entre a letra C e a D. Todavia entendo como resposta a letra C: frasal, discursiva e dialógica.

 

Explicação:

No capítulo 4, “A produção textual: a fala e a escrita”, a autora explora  a temática de incentivo a produção textual, pouco dialogada no ambiente escolar, logo a capacidade discursiva é levantada. No mesmo capítulo ela fala que o trabalho de texto multimodais, é essencial para um avanço da leitura do verbal e a leitura do não-verbal, entendendo a interpretação textual, como capacidade dialógica, pois como ela diz na p. 80 “Assim, compreender implica derivar alguma forma de significado e relacioná-lo a outras experiências ou ideias(diálogo); parafrasear”. A capacidade frasal, é algo utilizado pela autora em todo texto, ela fala sobre os múltiplos significados que uma frase pode ter para um aluno.

Perguntas similares