• Matéria: Filosofia
  • Autor: Ketlynfonseca3
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto inteiro uma primeira vez e redija um parágrafo sobre como a Alegoria da Caverna, de Platão, explica a natureza da realidade:
“ Nada, à primeira vista, pode parecer mas ilimitado que o pensamento humano, que não apenas escapa a todo poder e autoridade dos homens, mas está livre até mesmo dos limites da natureza da realidade. [...] Mas, embora nosso pensamento pareça possuir essa liberdade ilimitada, um exame mais cuidadoso nos mostrará que ele está, na verdade, confinado a limites bastante estreitos, e que todo esse poder criador da mente consiste meramente na capacidade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que os sentidos e a experiência nos fornecem. Quando pensamos em uma montanha de ouro, estamos apenas juntando duas ideias consistentes, ouro e montanha, com as quais estávamos anteriormente familiarizados. [...] Em suma todos os materiaie pensamentos são deriva dos da sensaçãote externa ou interna e a mente a vontade compe apenas misturar e comprar esses materiais

Respostas

respondido por: BrunoLDSM
44
Prezado,

Nesta citação de Platão, o mesmo tem a seguinte desenvoltura;

" Realidade, trata-se do pensamento simplista humano, exalando pela animosidade, seus desejos primitivos, porém é esta, a natureza do homem. "

Platão, aluno de Sócrates e professor de Aristóteles, é um dos filósofos gregos mais conhecidos e estudados até os dias atuais.

 

Platão não apenas copiou, as ideias de seu antigo mestre, ele também foi o fundador do Idealismo.

 

Para Platão, não são as coisas concretas no mundo em que vivemos questão importante. Importantes são as ideias. Todas as coisas concretas, não são mais que, a representação, ainda assim, defeituosa das idéias. As ideias são eternas e imutáveis e são a razão de ser do pensamento, e elas explicam conceitos, significados e palavras.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares