• Matéria: História
  • Autor: bellylara8550
  • Perguntado 8 anos atrás

As navegações transoceânicas trouxeram grandes avanços em vários campos do conhecimento, causando uma profunda mudança na maneira como os europeus concebiam o mundo. As pesquisas científicas, sobretudo nas áreas da Astronomia e da Geografia, receberam um grande impulso nessa época. No campo da Cartografia, por exemplo, os cartó­ grafos passaram a produzir mapas cada vez mais detalhados das regiões percorridas pelos navegadores e exploradores. Observe os mapas a seguir, ambos produzidos no século XVI.

Em sua opinião, por que mapas produzidos no mesmo século apresentam informações tão diferentes?

Anexos:

Respostas

respondido por: negrusmagister
8
Nas épocas das navegações transoceânicas, dos séculos XIV a XVI, o saber das rotas estava nas cabeças de poucos navegadores que, por sua vez, tinham informações de direção dos ventos e de perigos nas rotas transcontinentais advindos de pequenos navegadores fenícios e mercadores do oriente que desenhavam pequenas informações de suas incursões pelos oceanos.

Os cartógrafos da época, com base nos relatos dos navegantes, modificavam os mapas anteriores a pedido dos capitães de naus mercantes e de guerra. Hoje, esses mapas, mesmo imprecisos, são fontes históricas importantes.

Com base em informações as mais diversas, cada navegador mandava colar o que descobria e obtinha o seu próprio mapa. Grandes capitães de naus das esquadras portuguesa e espanhola conheciam a direção dos ventos e a melhor época do ano entre a península Ibérica e as Américas para fazerem as travessias. Vasco da Gama mapeou a passagem pelo Cabo das Tormentas ao sul da África, onde muitos haviam morrido.

Esse conhecimento específico era grandemente valioso e era a razão do sucesso ou do fracasso numa expedição.

Perguntas similares