• Matéria: Biologia
  • Autor: isadorasantiago4510
  • Perguntado 8 anos atrás

Consultando livros, revistas e sites de divulgação científica, busque informações a respeito do mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) e escreva uma reportagem explicando que características desse animal o tornaram uma espécie invasora, causando grande desequilíbrio ecológico no Brasil e em outros países

Respostas

respondido por: negrusmagister
50
Conhecido como mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), essa espécie de bivalve, oriunda da Ásia, disseminou-se para outras regiões pelo transporte de suas larvas na água de lastro de navios cargueiros.

As notícias dão conta de sua entrada na América do Sul em portos da Argentina, dali espalhando-se pela região sul do Brasil. Em nossos dias, essa espécie de mexilhão, também, é encontrada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste brasileiras.

Na fase adulta, também podem ser transportados para outras regiões presos aos cascos de embarcações, redes de pesca ou qualquer outro substrato em que possam se fixar e que estejam presentes na água.

Com as valvas fechadas, esse mexilhão-dourado pode sobreviver bastante tempo fora da água.

Observando-se sua facilidade de reprodução e dispersão, os mexilhões-dourados apresentam um crescimento descontrolado. Por isso, vêm sendo considerados uma espécie invasora, uma vez que, na falta de predadores naturais nas áreas invadidas, proliferam-se e prejudicam a sobrevivência das espécies nativas.
Perguntas similares