• Matéria: História
  • Autor: Amandajoy9533
  • Perguntado 8 anos atrás

O filósofo alemão Theodor Adorno, refletindo sobre aspectos da sociedade ocidental do século XX, chegou à conclusão de que “ Pessoas que se enquadram cegamente em coletividades transformam-se em algo análogo à matéria bruta e omitem-se como seres autodeterminantes. Isso combina com a disposição de tratar os outros como massa amorfa [...]. Aquilo que exemplificava apenas alguns monstros nazistas poderá ser observado hoje em grande número de pessoas, como delinquentes juvenis, chefes de quadrilhas e similares, que povoam o noticiário dos jornais, diariamente [...]. As pessoas dessa índole equiparam-se de certa forma às coisas. Depois, caso o consigam, elas igualam os outros às coisas. A expressão ‘acabar com eles’, tão popular no mundo dos valentões, como no dos nazistas, revela muito bem essa ideia”.
(C O H N . G abriel (Org). T h e o d o r A d o rn o . S ão Paulo: Á tica . 1986. p. 40).

O acontecimento da história da Alemanha que, no século XX, serviu de base para as reflexões de Adorno no fragmento anterior foi:

a) a ascensão política dos junker - grandes proprietários, conservadores, protestantes -, que tinham se beneficiado com a alta dos preços, após a Guerra Franco-Prussiana.
b) a agressiva política externa do III Reich, reivindicando territórios da Polônia, que acabaria sendo invadida por Hitler.
c) a política de manutenção da “pureza da raça" ariana, com a eliminação das raças ou elementos considerados inferiores, sobretudo os judeus.
d) a tomada do poder pelo Partido Comunista Alemão, que pregava a revolução socialista como alternativa para sair da crise econô­ mica decorrente do Tratado de Versalhes.

Respostas

respondido por: Anônimo
96
c) a política de manutenção da “pureza da raça" ariana, com a eliminação das raças ou elementos considerados inferiores, sobretudo os judeus. 
Bons estudos!
respondido por: LarissaSCoelho
7

Resposta:

Alternativa C

Explicação:

C) a política de manutenção da “pureza da raça" ariana, com a eliminação das raças ou elementos considerados inferiores, sobretudo os judeus.

Perguntas similares