Sobre a Revolução Chinesa, responda.
a) Como se deu a implantação do socialismo na China?
b) Quais eram as principais propostas da Revolução Cultural?
Respostas
a) Chama-se de revolução Chinesa o conjunto de fatos que aconteceram entre 1949 e 1962, e que foram alguns dos maiores e mais violentos acontecimentos históricos na história moderna da Ásia. A Revolução aconteceu por dois movimentos: a luta dos camponeses por terras e a luta do povo chinês pela independência nacional.
Na época, os comunistas assumiram o poder, com uma China arrasada pelos longos anos em que batalhou contra o domínio japonês, e uma longa Guerra Civil, sem falar da presença nociva dos estrangeiros ingleses, portugueses dentre outros por toda a costa e cidades mais ricas chinesas. Nas cidades, o povo passava fome e, no campo, não se plantava nada por não se produzir sementes.
Mao Tsé-Tung, que se intitulava "O Grande Timoneiro", iniciou uma reforma agrária. Dividiu grandes propriedades entre os camponeses e constituiu cooperativas que substituíram as grandes propriedades. Apoiado pela União Soviética, os comunistas fizeram mudanças radicas na economia e cultura chinesas, abolindo o casamento, promovendo a emancipação da mulher com igualdade entre os sexos, dentre outras medidas de grande impacto e boa aceitação. A boa relação entre as duas potências socialistas acabaria com a morte do ditador Stalin.
Como principal objetivo de todas essas mudanças, estabeleceu-se o aumento de produtividade. Na indústria, houve aumento nas horas de trabalho e, para o campo, foram enviados reforços, desde intelectuais até estudantes. A terra foi estatizada, e dividida em comunas, que eram comunidades populares, independentes, com liberdade para cuidar de seus interesses comuns, como pequenas cidades, sempre sob o controle rígido do estado.
Mas esse grande salto foi um fracasso. Os camponeses ficaram insatisfeitos, com a queda das colheitas, que gerou grande fome, e trouxe mais revoltas.
No ano de 1966, iniciou-se uma a uma grande campanha de reeducação da população camponesa, conhecida como Revolução Cultural, que marcou significativamente os rumos da revolução chinesa. O partido comunista estava dividido, havia uma forte oposição. E Mao Tse-Tung, mesmo assim, manteve-se no poder, porque, na realidade, planejou, ele próprio, mobilizar a população pensante e formadora de opinião da China, especialmente elegendo os jovens, por todo o país, como milicianos de uma jovem guarda vermelha. Surgiram, ainda, os comitês que ameaçavam autoridades, e mais uma vez a força foi utilizada: locais onde eram realizados cultos religiosos foram destruídos, livros foram confiscados, as comunas ganharam maior importância e Mao saiu ainda mais forte, sob o império do terror e do medo.
O líder Mao Tsé-Tung morreu em 1976 e os moderados voltaram ao poder. Seu sucessor foi Deng Xião-Ping que adotou uma política econômica e desenvolvimentista e permitiu a entrada de tecnologia e do capital estrangeiro.
b) As propostas da Revolução Cultural eram:
• modificar os costumes tradicionais (antigos) chineses, substituindo-os por valores do proletariado;• banir as influências burguesas e capitalistas no país;
• combater e eliminar os burocratas do governo;
• melhorar a estrutura do ensino chinês, a fim de desenvolver as artes, as ciências e a tecnologia;
• promover a união do trabalho manual e do intelectual.