1.Observe a fotografia da abertura. Que situação parece ser retratada na imagem? Justifique.
2. Essa foto, intitulada Prisão de jagunços pela cavalaria, foi feita por Flávio de Barros em 1897, durante a guerra de Canudos, conflito que opôs os seguidores do beato Antônio Conselheiro e as tropas do Governo federal.
a) O que a aparência das pessoas sugere sobre sua co n dição socioeconôm ica?
b) É possível identificar um a diferença significativa entre os jagunços e os m em bros da cavalaria? Explique.
3. Como fotógrafo encarregado de exaltar os feitos do exército brasileiro na guerra de Canudos, Flávio de Barros recorreu, em alguns casos, a “encenações” que retratassem o embate entre soldados e jagunços, já que não havia condições reais para fotografar esses momentos. Acredita-se que a foto Prisào de jagunços pela cavalaria seja uma das simulações criadas por Flávio de Barros. Qual pode ter sido a intenção do fotógrafo ao criar essa encenação?
Respostas
Sobre a foto, podemos responder o seguinte:
1. A fotografia parece mostrar pessoas em guerra em uma paisagem sertaneja.
2. a) Pela imagem, podemos perceber que a Guerra dos Canudos envolveu um grande conflito entre classes, já que os sertanejos protestavam contra a taxação de impostos e eram reprimidos pelo governo.
b) Os jagunços, sertanejos da Bahia, parecem ser de origem mais pobre, enquanto os membros da Cavalaria, patrocinados pela República recém-implantada, parecem ter melhores condições de vida.
3. Podemos sugerir que a intenção do fotógrafo ao criar essa encenação foi ilustrar a Guerra dos Canudos, ressaltando a paisagem sertaneja e as condições econômicas de cada um dos lados envolvidos.
1- A foto parece retratar uma cena de combate. Isso é sugerido pela presença de alguns homens armados ( espingardas e espadas) que se posicionam em torno de outros homens para aprisioná-los. Os homens cercados parecem se render.
2-a) Pela observação dos trajes, podemos supor que se trata de pessoas de uma baixa condição socioeconômica. Os homens estão descalços e há alguns sem camisa. Também é possível identificar, em alguns deles, a presença do que parece ser um uniforme: camisa branca com alguns enfeites na manga que podem indicar patente, roupa escura com fileiras paralelas de botões e cinto de couro.
b)Não há diferença significativa entre os homens fotografados. A presença ou não de camisas não é elemento suficiente para o observador imaginar que está diante de pessoas de classes sociais diferentes: todos eles parecem ter uma condição socioeconômica baixa.
3- Essa questão é pessoal.