• Matéria: Português
  • Autor: cleversongil1872
  • Perguntado 8 anos atrás

Epitáfio para um poeta

As asas não lhe cabem no caixão! A farpeia de luto não condiz Com seu ar grave, mas, enfim, feliz; A gravata e o calçado também não. Ponham-no fora e dispam-lhe a farpeia! Descalcem-lhe os sapatos de verniz! Não veem que ele, nu, faz mais figura, Como uma pedra, ou uma estrela? Pois atirem-no assim à terra dura, Ser-lhe-á conforto: Deixem-no respirar ao menos morto!

1. O poema retrata o momento em que o corpo de um poeta, morto, é preparado para o sepultamento. A quem o eu lírico se dirige? ► Na visão do eu lírico, há algo inadequado no modo como o morto está sendo preparado. Por quê?
2. Podemos afirmar que as roupas do morto são vistas pelo eu lírico como simbólicas de algo negativo. Explique, com base no texto, o que essas roupas simbolizam.
3. No início do poema, uma imagem sugere que o poeta, apesar de morto, é um símbolo da liberdade. Que imagem é essa? ► A partir da caracterização que o eu lírico faz da poeta, é possível depreender uma certa visão de poesia presente no poema. Qual seria essa visão? Explique

Respostas

respondido por: BiaBomfim
94

Olá,

 

1)    Indiretamente, o eu lírico se dirige aos preparadores do corpo para o enterro. Na visão do poeta, a roupa formal não condiz nem com a personalidade do morto, tampouco lhe é confortável

 

2)    Simbolizam o desconforto, um ar grave e anti-natural ao qual ele não aceita.

 

3)    Essa figura é representada pelas asas, que, segundo o mesmo, não cabem no caixão. Fazendo uma analogia que a morte o trouxe a liberdade.

 

Espero ter ajudado!

respondido por: Liziamarcia
75
1-A quem o eu lírico se dirige? As pessoas que estão preparando o corpo do morto .

► Na visão do eu lírico, há algo inadequado no modo como o morto está sendo preparado. Por quê?
O eu LIRICO acha que a roupa colocada no morto ,não está de acordo com sua personalidade .
" O luto não condiz com seu ar grave mais feliz"

2. Podemos afirmar que as roupas do morto são vistas pelo eu lírico como simbólicas de algo negativo. Explique, com base no texto, o que essas roupas simbolizam.
As roupas simbolizam desconforto para o morto , gravata, sapatos de verniz .
" Não veem que ele nú faz mais figura "....

3. No início do poema, uma imagem sugere que o poeta, apesar de morto, é um símbolo da liberdade. Que imagem é essa?

São as ASAS que simbolizam a liberdade


► A partir da caracterização que o eu lírico faz da poeta, é possível depreender uma certa visão de poesia presente no poema. Qual seria essa visão? Explique
O eu LIRICO afirma que a morte é uma libertação e que o homem deve voltar à terra de onde veio . " pois atirarem-no assim( nu) à terra dura ..."
Perguntas similares