• Matéria: Português
  • Autor: MyMartins4729
  • Perguntado 8 anos atrás

Canção excêntrica

Ando à procura de espaço para o desenho da vida. Em números me embaraço e perco sempre a medida. Se penso encontrar saída, em vez de abrir um compasso, protejo-me num abraço e gero uma despedida. Se volto sobre meu passo, é distância perdida. Meu coração, coisa de aço, começa a achar um cansaço esta procura de espaço para o desenho da vida. Já por exausta e descrida não me animo a um breve traço: — saudosa do que não faço, — do que faço, arrependida. (M EIRELES, Cecília. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. v. 1, p. 336)

1. Qual é a busca individual tratada no poema? ► Considerando essa busca, como devem ser compreendidos os dois primeiros versos do poema?
2. O que a leitura do poema revela sobre os resultados dessa busca? Explique. ► Transcreva no caderno passagens do poema que revelam esses resultados.

Respostas

respondido por: waltercaminha
215
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

Sobre o poema apresentado, podemos responder o seguinte:

1. A busca individual apresentada pelo eu lírico no poema parece ser a de seu lugar no mundo.

Os versos "Ando à procura de espaço para o desenho da vida. Em números me embaraço e perco sempre a medida", que contribuem para a construção desse sentido, retratam que há uma busca para o "desenho da vida", mas que o eu lírico se perde nessa jornada.

2. A leitura revela que a busca do eu lírico parece não surtir resultado. Podemos apontar isso claramente nos versos "
Se volto sobre meu passo, é distância perdida. Meu coração, coisa de aço, começa a achar um cansaço esta procura de espaço para o desenho da vida"
Perguntas similares