• Matéria: Português
  • Autor: KareeenViickk3352
  • Perguntado 8 anos atrás

(Fuvest) Leia o seguinte texto, que trata das diferenças entre fala e escrita: Talvez ainda mais digno de atenção seja o desaparecimento [na escrita] da mímica e das inflexões ou variações do tom da voz. A sua falta tem de ser suprida por outros recursos. É, neste sentido, que se torna altamente instrutiva a velha anedota, que nos conta a indignação de um rico fazendeiro ao receber de seu filho um telegrama com a frase singela - “mande-me dinheiro", que ele lia e relia emprestando-lhe um tom rude e imperativo. O bom homem não era tão néscio quanto a anedota dá a entender: estava no direito de exigir da formulação verbal uma qualidade que lhe fizesse sentir a atitude filial de carinho e respeito e de refugar uma frase que, sem a ajuda de gestos e entoação adequada, soa à leitura espontaneamente como ríspida e seca. (CÂMARA JR., J. M .M anualde expressão orale escrita. São Paulo: Vozes, 2ÜD1. (Adaptado).

a) Considerando-se que o verbo da frase do telegrama está no imperativo, se essa mesma frase fosse dita em uma conversa telefônica, haveria possibilidade de o pai entendê-la de modo diferente? Explique.
b) Reescreva a frase do telegrama no caderno, acrescentando-lhe, no máximo, três palavras e a pontuação adequada, de modo a atender a exigência do pai, mencionada no texto.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
34
Olá.




A- Sim. O verbo no modo imperativo tem como característica a apelação, e quando ele consta em uma escrita, é possível que a interpretação seja tida como uma ordem, no caso um mandamento, como descrito no telegrama pelo autor.
Por sua vez, a conversa por meio do telefone, poderia ter um tom mais gentil, como uma espécie de pedido por parte do locutor.

B- A frase pedida pelo pai, poderia ser escrita das seguintes formas:
“Papai, mande-me dinheiro, por favor”
“Mande-me dinheiro papai, quando puder”
ou ainda:

Por favor, mande-me dinheiro. Obrigada” e “Se possível, mande-me dinheiro, pai!”

Espero ter ajudado!
respondido por: xdan268
1

Resposta:

Acredito que a resposta seja a seguinte:

Explicação:

a) Sim. O imperativo é o modo verbal de valor apelativo, empregado quando se deseja que o receptor pense algo ou aja de determinada forma. Ele comporta tanto a ordem quanto outras modalidades de influência sobre o ouvinte, como o pedido, o conselho, a súplica, a ameaça. A diferença entre essas modalidades se efetiva no discurso por meio do contexto em que o imperativo aparece e/ou por elementos extralinguísticos. Na conversa telefônica, por exemplo, uma pronúncia branda da frase em questão poderia sugerir um pedido humilde, já uma pronúncia rápida com voz trêmula, um clamor por socorro.

b) A frase pode ser reescrita de forma a atender a exigência do pai, mencionada no texto, da seguinte forma : "Pai! Por favor, mande-me dinheiro!".

Perguntas similares