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Conhecimento sensível
É o conhecimento obtido através dos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar.
Este conhecimento pode ocorrer numa experiênciaparticular de um indivíduo com um objeto, por exemplo, ao comer uma maçã um indivíduo conhece a maçã. Através de seus sentidos ele pode dizer: 'Esta maçã é doce.', 'Esta maçã é macia.
Conhecimento inteligível
É o conhecimento obtido através do intelecto (pensamento, intuição intelectual).
Seus idealizadores:
1. Os pré-socráticos exprimiram-se com o princípio de que 'o semelhante conhece o semelhante
2. Sócrates e os sofistas:
Para os sofistas (Protágoras, Gorgias, Hípias - sofistas mais destacados) não podemos conhecer a realidade, só podemos ter opiniões subjetivas sobre ela.
3. Platão
Conhecer significa tornar o pensante semelhante ao pensado. Deste modo ele estabelece uma correspondência entre ser e ciência, que é o conhecimento verdadeiro
4. Aristóteles
No conhecimento sensível, o conhecimento em ato é idêntico ao objeto. No conhecimento inteligível, o conhecimento é a forma inteligível do objeto.
É o conhecimento obtido através dos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar.
Este conhecimento pode ocorrer numa experiênciaparticular de um indivíduo com um objeto, por exemplo, ao comer uma maçã um indivíduo conhece a maçã. Através de seus sentidos ele pode dizer: 'Esta maçã é doce.', 'Esta maçã é macia.
Conhecimento inteligível
É o conhecimento obtido através do intelecto (pensamento, intuição intelectual).
Seus idealizadores:
1. Os pré-socráticos exprimiram-se com o princípio de que 'o semelhante conhece o semelhante
2. Sócrates e os sofistas:
Para os sofistas (Protágoras, Gorgias, Hípias - sofistas mais destacados) não podemos conhecer a realidade, só podemos ter opiniões subjetivas sobre ela.
3. Platão
Conhecer significa tornar o pensante semelhante ao pensado. Deste modo ele estabelece uma correspondência entre ser e ciência, que é o conhecimento verdadeiro
4. Aristóteles
No conhecimento sensível, o conhecimento em ato é idêntico ao objeto. No conhecimento inteligível, o conhecimento é a forma inteligível do objeto.
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