Tendência Pedagógica
Tradicional e a Tendência Pedagógica Progressista. Em
seguida, conceitue o trabalho e o posicionamento dos dois
professores. É importante que você justifique sua
classificação.
Respostas
para classificar é preciso saber o que cada uma delas significa, não é mesmo?
Vamos lá:
Tendência pedagógica profissional: é aquele segmento da pedagogia que visa transmitir valores e normas tradicionais da sociedade. O contepudo escolar, desta forma, está desvinculado ao que acontece na realidade dos estudantes, o que as vezes transforma o ensino em algo chato, desinteressante.
Na tendência pedagógica progressita, ela analisa de verdade as relações sociais presentes na sociedade, trazendo para o aluno elementos que o auxiliam a entender seu papel de sujeito histórico a partir de fatos sociais.,
Bons estudos!
Resposta:
Explicação:
O trabalho pedagógico com base nas tendências progressistas, questiona concretamente a relações do homem com a natureza e com outros homens, visando uma transformação, já que parte de uma análise crítica da realidade social, acentuando a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, buscando assim a emancipação humana. Tomando estas tendências como base, a educação escolar deve recuperar sua unidade através de uma perspectiva integradora. Na verdade, é dessa integração que resultarão os princípios de um novo projeto de fazer pedagógico. Sem essa dimensão explícita da ação pedagógica escolar – a perspectiva integradora no ato educativo -, a escola deixa de ter sentido.
Não podemos perder de vista que numa sociedade de classes, o saber (também produzido no e pelo sistema educacional) relaciona-se intrinsecamente com o poder e dominação. Se a educação apenas reproduzir essa sociedade, dificilmente possibilitará a ascensão da classe dominada ao poder, para que estas tenham, enfim uma vida digna, produto de sua luta consciente por oportunidades iguais.
A prática educativa é um constante exercício em favor da construção e do desenvolvimento da autonomia de professores e alunos, não obstante transmitindo saberes, mas debatendo significados, construindo e redescobrindo os mesmos, pois temos a necessidade de aprender e também de ensinar, intervir e conhecer. Construir uma nova sociedade pode ser também construir novas relações e consciências e o professor tem uma grande arma em suas mãos.