• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

O que Locke quis dizer com o conceito de "tabula rasa" ?

Respostas

respondido por: davidmauricioboz0d3a
96
Olá Gleise atualmente Tábula rasa pode ser uma Tele-série do Lost, um jogo virtual, etc. 
No passado um filósofo chamado John Locke, desenvolveu o pensamento empirista. Segundo ele todo ser humano nasce absolutamente sem nenhum conhecimento ou impressão, tudo é adquirido através da experiência. Esse nada que o ser humano é, ele compara a uma Tábula rasa, (madeira lisa, mesa lisa medieval). Hoje se fala, ele é buro como uma porta!Ou seja sem conhecimento de nenhuma espécie. 
A idéia dele foi muito legal, serviu para nivelar a humanidade e as classes sociais da época(Monarquia X Burguesia). Genética mente todo homem acabou ficando igual, parece que esse pensamento é antigo, mas não é não até hoje influência a educação 
O conhecimento empirista é aquele que se ganha, se adquire na prática. É quando você tenta fazer algo de novo, é claro, vai por tentativa e erro, dessa forma você se forma. 
As bases do conhecimento empírico são:- 
Conhecer, Agir e Reconhecer. 
respondido por: EduardoPLopes
71

A "tabula rasa" (ou "cesto vazio") de Locke é uma forma de descrever, metaforicamente, um sujeito ao nascer, que, não tendo tipo ainda nenhuma experiência, não detém nenhum conhecimento. Falar em uma "tabula rasa" é, então, uma forma de facilitar a compreensão desta ideia.

De acordo com o empirismo, corrente teórica que Locke representa, todo o conhecimento é construído por meio da experiência, de modo que não haveria nenhuma forma a priori de conhecimento, e mesmo a matemática e a lógica seriam abstrações que nós teríamos desenvolvido a partir das nossas experiências, sendo frutos da razão, mas que não se desligam totalmente dos nosso sentidos.

Mais sobre Locke em:

https://brainly.com.br/tarefa/13845911

Anexos:
Perguntas similares