Respostas
Pode-se dizer que na globalização ocorreu uma integração maior nas relações sociais entre as diferentes partes do mundo, mas isso não se refere a uma ocasião ou acontecimento, mas sim um longo processo de desenvolvimento que vem ocorrendo desde o início dos tempos.
Não existe uma data exata sobre a origem da globalização, o termo passou a ser utilizado na década de 1980, tendo uma maior visibilidade com a queda do muro de Berlim e o fim da guerra fria, foram ocorrendo evoluções e transformações tecnológicas após as três revoluções industriais, sendo que o maior destaque ocorreu na última delas, a Revolução Técnico Cientifica Informacional, que teve início no século XX, mas que ainda se encontra em fase de avanços tecnológicos.
Podemos dizer que a principal característica da globalização é que ela está em constante evolução e transformação, que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior com o passar do tempo. Todo o avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte nos dias atuais superaram os do século passado, por exemplo, as formas de comunicação do Brasil com diferentes países era muito menos eficiente que as dos dias atuais, porem daqui alguns anos será considerada menos eficiente em comparação com as evoluções que ocorrera nas próximas décadas, desta forma podemos afirmar que o Brasil e o mundo vivem em constante evolução, cada vez mais globalizados, unindo nações e dando uma ideia de que o planeta é muito menor do imaginamos.
A globalização se manifesta em diversos campos da sociedade com por exemplo na cultura, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Sendo assim quando a capoeira ou até mesmo o carnaval é vivenciado nos Estados Unidos temos uma demonstração de como as sociedades e culturas se integram e são constantemente influenciadas mutuamente.
Outro avanço da globalização é a formação dos acordos dos blocos econômicos, acordos que permitem a troca comercial entre diferentes países, na maior parte das políticas econômicas, esses blocos surgiram com o propósito de permitir a maior integração econômica dos países membros visando um aumento na economia e prosperidade mundial.
Podemos concluir que a globalização é uma consequência inevitável, e um fenômeno que vive em constante transformação, e que se continuarmos sendo influenciados por todas as culturas e povos, podemos nos tornar uma só nação, totalmente homogênea, possuindo uma só língua e uma só cultura.