• Matéria: Música
  • Autor: Ruanitto1
  • Perguntado 8 anos atrás

Fale sobre a síncope
Contratempo
Ancruse
Armadura de Clave

Respostas

respondido por: GMMS11
3
Síncope ou Síncopa:
  É a nota iniciada em tempo fraco ou parte fraca do tempo, e se estende até o tempo forte ou parte forte do tempo.
  Ex: Em uma pauta a nota começa na semicolcheia, depois vai para a colcheia, depois a semínima, depois para a mínima e a semibreve. Ela começou no tempo fraco e se estendeu até o tempo forte.

Contratempo:
  São notas executadas em tempo fraco ou parte fraca do tempo, ficando os tempos fortes ou partes fortes do tempo preenchidos por pausas.
  Ex: Uma música (de quaternário simples) começa com uma pausa da semínima, depois tem uma semínima, depois uma pausa de novo e depois uma semínima. Veja que os tempos fortes estão preenchidos por pausas, enquanto os tempos fracos estão sendo entoados no seu som natural.

Ritmo Anacrúsico ou PRÓ-TÉTICO:
  Na poesia sempre o acento tônico esta na 1° sílaba do verso. Para que o acento tônico coincida com o tempo forte do compasso na frase musical, *os ritmos iniciais das frases* ou *semifrases* podem ser: TÉTICOS, ANACRÚSICOS ou ACÉFALOS.
 Explicação do anacrúsico:
   Inicia no tempo fraco. É compasso oncompleto.
Ex: Um compasso ternário tem que (sempre) começar no primeiro tempo, porém alguns compassos começam no terceiro tempo, depois vão para o primeiro. Isso é o ritmo anacrúsico.

Armadura de Clave:
  São *sinais de alterações* ou *acidentes* colocados após a clave, no inicio do pentagrama e indica que em todo o decorrer da música essas notas serão alteradas (em qualquer oitava), exceto se aparecer *uma nova armadura*.
  A ordem dos acidentes também segue o Círculo das Quintas: sempre em intervalos de 5°s ascendentes *para os sustenidos* (Fá, Dó, Sol, Ré, Lá, Mi, Si) e 5°s descendentes *para os bemóis* ( Si, Mi ,Lá, Ré, Sol, Dó, Fá).
  Através da Armadura de Clave pode-se identificar às tonalidades: 
  Sustenidos: a partir do último sustenido, eleva-se um semitom e chega-se à tonalidade.
  Bemóis: a partir do último bemol, eleva-se uma quinta e chega-se à tonalidade.

Espero ter ajudado!!!
Boa Sorte!!! ;)
Perguntas similares