• Matéria: História
  • Autor: MeloFerraz
  • Perguntado 8 anos atrás

O pão faz parte da alimentação básica de vários povos ao longo da história. Os habitantes da Roma Antiga comiam, sobretudo, pão feito de trigo. Preocupado com as populações mais pobres de Roma, o legislador Caio Graco conseguiu a aprovação de uma lei que venderia o trigo mais barato para o povo pobre das regiões urbanas. Descreva de modo sucinto os termos da lei, referida na passagem do texto acima, destacando a importância desta para a manutenção de um certo “equilíbrio” social.

Respostas

respondido por: makmorales
21
Olá!

No período da república romana, mesmo após as expansões territoriais a maior parte dos benefícios era dada aos aristocratas e a elite romana.

A plebe, entretanto, continuava com as suas dificuldades sociais e precisava se alimentar de forma digna. Com o tempo os cidadãos começaram a protestar por sentirem-se menosprezados.

A lei aprovada por Caio Graco veio com a intenção de corrigir essa desigualdade, e ao fornecer a preço acessível o cereal mais vital para a sobrevivência no período antigo, parte da plebe conseguiu melhorar suas condições de vida, partindo ao menos de uma situação de miséria a de para subsistência.

Mais tarde a lei de Caio Graco foi usada para fins de manipulação no chamado "pão e circo".

Espero ter ajudado!
respondido por: analuizasuse
46

Resposta: Makmorales já respondeu basicamente o mais importante, mas ele esqueceu de informar o nome da tal lei:

Explicação:

Lei Frumentária.

Perguntas similares