• Matéria: Filosofia
  • Autor: Juliana201811
  • Perguntado 8 anos atrás

leia o trecho a seguir. O resgate da individualidade e a busca do valor de cada indivíduo são traços inerentes ao humanismo da renascença.Essa atitude está na raiz do individualismo moderno. Por tanta, não devemos pensar na renascença como espírito individualismo,embora devemos assim caracterizar o espírito moderno.
Construa sua reflexão com base nessa idéia, concordando com essa tese ou discordando dela.

Respostas

respondido por: makmorales
9
Olá!

Você poderá fazer uma boa reflexão analisando o contexto histórico; pois a renascença foi um movimento que também possuía caráter libertador.

A Igreja instituiu por séculos um senso de coletividade imposto, não necessariamente para o bem geral da população. Ela tentou apagar os conhecimentos e obras artísticas e intelectuais dos romanos; afastou o homem da filosofia e de tudo que pudesse ameaçar o seu status.

Obrigou a sociedade a viver em um senso de coletividade, suprimindo as vontades, os sonhos e os desejos individuais. Como já dizia Isaac Newton, toda ação provoca uma reação em sentido oposto. A opressão da individualidade gerou o desejo de libertação renascentista.

Então podemos dizer que faz muito sentido a busca e a admiração da individualidade ainda nos dias atuais. Entretanto, devemos perceber a importância do senso de coletividade, pois vivemos em sociedade e não podemos nos isolar em 6 bilhões de mundos individuais.

Espero ter ajudado!


Perguntas similares