Respostas
A regionalização foi capaz de criar uma grande fronteira no continente europeu, principalmente depois do final da Segunda Guerra Mundial. Isso porque criou-se uma verdadeira barreira na ideologia dos povos. Foram separados dois grandes grupos de países: um deles, associado aos ideais capitalistas dos Estados Unidos, e outro, de países que apoiavam a União Soviética e os ideais de um governo socialista. Esses grandes grupos são, respectivamente, a Europa Ocidental e a Oriental.
Quando a URSS declinou, assim como os ideais socialistas, muitas foram as repúblicas autônomas que se desenvolveram na Europa. Mesmo assim, essa “independência” não foi assim tão eficaz economicamente falando, já que esse modelo de economia/produção não conseguia acompanhar as outras bases econômicas.
Porém, o processo de regionalização da Europa é ainda maior do que podemos imaginar, já que ele tem se intensificado de maneiras cada vez mais gradativas por conta das diferenças tanto físicas, como também socioeconômicas tão marcadas nesse território.
Por isso, a Europa foi então dividida em seis diferentes regiões: Europa Nórdica, Península Ibérica, Europa Central, Leste Europeu, Países Bálticos e Península dos Bálcãs. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas regiões.