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O final da Idade Média marcou a separação da Teologia e da Filosofia.
O humanismo renascentista propôs o antropocentrismo em contraposição à posição dominante da Idade Média. O antropocentrismo sugere a ideia de que o homem deve ser o centro das ações, da expressão cultural, histórica e filosófica, ao contrário do teocentrismo, onde prevalece a ideia de que Deus deve estar no centro do pensamento e ações humanas.
Este antropocentrismo renascentista marcou o início do humanismo e o declínio final do escolasticismo.
Entre os novos intelectuais, o interesse primordial já não era pelos temas sacros (divinae litterae, "letras divinas") e sim pela literatura secular (humanae litterae), daí seu nome de "humanistas".
As preocupações dos filósofos humanistas, que seriam desenvolvidas nos séculos posteriores, giraram em torno de três grandes temas: o homem, a sociedade e a natureza.
O humanismo renascentista propôs o antropocentrismo em contraposição à posição dominante da Idade Média. O antropocentrismo sugere a ideia de que o homem deve ser o centro das ações, da expressão cultural, histórica e filosófica, ao contrário do teocentrismo, onde prevalece a ideia de que Deus deve estar no centro do pensamento e ações humanas.
Este antropocentrismo renascentista marcou o início do humanismo e o declínio final do escolasticismo.
Entre os novos intelectuais, o interesse primordial já não era pelos temas sacros (divinae litterae, "letras divinas") e sim pela literatura secular (humanae litterae), daí seu nome de "humanistas".
As preocupações dos filósofos humanistas, que seriam desenvolvidas nos séculos posteriores, giraram em torno de três grandes temas: o homem, a sociedade e a natureza.
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O humanismo surge na passagem do teocentrismo para o antropocentrismo. O teocentrismo era uma teoria ligada a igreja católica, de forma que tudo seria explicado e justificado por Deus (o centro do universo), contradizendo isso vêm a valorização do homem, agora, ele como centro do universo, o que faz necessária a existência do humanismo, para que assim a compreensão das coisas fosse mais racional do que a dogmática exercida pela religião.
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