• Matéria: Filosofia
  • Autor: JeanJr319
  • Perguntado 8 anos atrás

São proposições que contrariam a definição de homem construída em torno do conceito de animal racional, exceto: “Os animais são capazes de aprender com suas próprias experiências indo além dos elementos instintivos”. “A maior parte de nossas decisões não são tomadas através de nossa consciência racional”. “Os animais são capazes de se apegar aos seus donos afim de se manterem vivos de maneira mais prazerosa”. “Parte considerável de nossa personalidade é construída por elementos irracionais”. “Os golfinhos conseguem realizar raciocínios de forma altamente sofisticada”.

Respostas

respondido por: makmorales
0
Olá,

Analisando a primeira preposição, podemos dizer que ela contraria a ideia de de homem racional, pois diz que os animais podem agir além do seu puro instinto e aprender.

A segunda preposição também contraria a ideia de homem racional, já que diz que os impulsos que levam o homem a agir não são realizados pela razão. Arthur Schopenhauer costumava dizer que o que move o homem não é a razão e sim suas emoções.

A terceira afirmação "“Os animais são capazes de se apegar aos seus donos afim de se manterem vivos de maneira mais prazerosa” não contraria a ideia de homem racional, pois fala apenas dos animais, mas sem dizer que eles agem além dos instintos. Portanto, essa é a alternativa correta

A quarta afirmação contraria a ideia de homem racional por afirmar que as decisões humanas são feitas de modo irracional.

A última afirmativa também é contraria a racionalidade do homem, pois diz que os golfinhos são capazes de tomar decisões complexas.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares