• Matéria: História
  • Autor: Vitoriamedeiros6472
  • Perguntado 8 anos atrás

apresente duas justificativas para o incentivo do estado portugues a importaçao de mao de obra do escravo negro e a nao utilizaçao do indio em larga escala para sua colonia na america

Respostas

respondido por: makmorales
105
Olá!

A primeira das razões pelas quais os portugueses usaram a mão de obra africana é porque eles lucravam muito com o comércio de escravos, ao mesmo tempo em que podiam usar os negros para o extrativismo e o cultivo no Brasil.

Outro fator de igual importância é que os portugueses tentaram escravizar os índios e manter esse sistema funcionando, mas encontraram muitos problemas, entre eles:

Os índios não estavam acostumados com o trabalho intenso e não se adaptavam às condições impostas pelos portugueses, porque nunca antes tiveram contato com as doenças trazidas pelos europeus,

Isso fez com que a maior parte da população indígena morresse de doenças como a gripe; seus corpos não possuíam as defesas contra os vírus mais "simples".

E não só isso, os índios, por conhecerem melhor o território, fugiam sempre que podiam para as grandes florestas, onde não poderiam ser recapturados.

Por essas razões, os portugueses trouxeram os africanos para substituir o trabalho dos índios.

Espero ter ajudado!
respondido por: Dayynone
9

Resposta:

- oposição da Igreja Católica à utilização do indígena como escravo.

- dificuldade de apresamento dos indígenas, em função de sua migração / fuga para o interior. - lucratividade do tráfico internacional de escravos, semelhante à de uma grande empresa, favorecendo traficantes e a Coroa Portuguesa.

- "falta de braços" para a lavoura dos principais produtos coloniais, devido a um ciclo de doenças ocorridas na segunda metade do século XVI, responsável pela morte de milhares de indígenas.

- caráter fortemente hierárquico da sociedade portuguesa desse momento, marcada pelo uso legitimado da escravidão.

Perguntas similares