O estudo da Cultura Visual (2000), proposto por Fernando Hernández também desencadeou vários estudos sobre o ensino de arte e ainda influencia diversos núcleos de pesquisa em universidades brasileiras. A ideia de cultura visual é interdisciplinar e busca referenciais da arte, da arquitetura, da história, da mediação cultural, da psicologia, da antropologia e não se organiza a partir de nomes de peças, fatos e sujeitos (elementos caros à história da arte), mas em relação a seus significados culturais. O autor defende uma abordagem da arte que considere:
Respostas
Acredito que parte de sua pergunta não esteja presente, mas fiz uma rápida pesquisa e já encontrei a mesma para que possamos continuar com a resposta. Segue abaixo:
I - A arte e a cultura como mediadores de significados.
II - Significado pode ser interpretado e construído.
III - As imagens podem informar àqueles que as vêem sobre eles mesmos e sobre temas relevantes no mundo.
IV - A arte e a cultura não são mediadores de significados.
Assinale a alternativa INCORRETA:
a. I,II,III
b. APENAS IV
c. II, III
d. I,II
e. APENAS III
Agora vamos analisar as alternativas:
I – Esta assertiva está correta: Segundo o educador espanhol Fernando Hernández, a educação deve ser pautada em questionamentos fundamentais. Desta maneira, sabemos que a arte deve ser um fator construtivo de significados e valores, mediando através da perguntas próprias de cada indivíduo este conflito.
II – Esta assertiva está correta: O significado mora em nós, em quais perguntas fazemos e nossos questionamentos são filhos de nossos tempos. Logo, significados são construidos.
III – Esta assertiva está correta: Talvez esse seja o viés mais importante da arte e da cultura, além de entreter, elas tem a capacidade de nos colocar a par com o mundo ao nosso redor, que nos seria invisível dentro de nossa insensibilidade.
IV – Esta assertiva está incorreta: Como visto anteriormente, a arte e a cultura são mediadores.