• Matéria: História
  • Autor: mariaeduardagms1
  • Perguntado 8 anos atrás

comente sobre as eleições de 1945.

Respostas

respondido por: rairacaires
6
a eleições presidencial de 1945 é um marco na história da democracia no Brasil. O cargo de vice-presidente foi recriado pela constituição de 1946, sendo o primeiro nesta posição sob esta Carta eleito indiretamente, pelo Congresso Nacional, no dia 19 de setembro de 1946.
respondido por: MvGomes
7
No ano de 1945, a movimentação política do Brasil dava largos passos em favor do fim do regime estadonovista. Já no ano de 1943, um grupo de empresários e políticos mineiros criticava o governo ditatorial e exigiam o retorno às práticas democráticas.

Em fevereiro de 1945, Vargas anunciou uma reforma constitucional que aprovava a realização de novas eleições. Em pouco tempo, surgiram cerca de doze agremiações partidárias que atuariam no novo pleito. Entre elas, destacamos o Partido Social Democrático (PSD), formado por lideranças ligadas ao próprio Estado Novo; o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que mobilizava os sindicatos aliados à Vargas; e a União Democrática Nacional (UDN), composta por empresários que se opunham à Vargas.

Nessa disputa tivemos três candidatos: o general Eurico Gaspar Dutra, representante da coligação PSD-PTB; o brigadeiro Eduardo Gomes, por sua vez apoiado pela UDN; e Yeddo Fiúza, que demarcava politicamente o retorno do Partido Comunista Brasileiro (PCB) à legalidade. Apesar de estar fora do pleito, Vargas foi uma figura preponderante para que Eurico Gaspar Dutra assumisse o posto de favorito na disputa.

Mesmo seguindo o curso das previsões mais óbvias, as eleições daquele ano tiveram uma grande surpresa com os votos destinados aos candidatos do PCB. Com mais de 500 mil votos, os comunistas alcançaram a proeza de ocupar 15 cadeiras na Assembleia Constituinte e elegeram Luís Carlos Prestes ao cargo de Senador da República.
Perguntas similares