a crise de 1979 afetou a economia dos estados unidos e de outros paises que dependiam de suas importações isso afetou o brasil ??
Respostas
As duas crises do petróleo interomperam um ciclo de prosperidade mundial que tinha começado na década de 50. Conflitos entre países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) derrubaram a oferta do insumo entre 1973 e 1974, fazendo os preços quase quadruplicarem no período (o barril subiu de US$ 3 para US$ 11,60), afetando países importadores como o Brasil, segundo explica Ceres Aires Cerqueira, no livro "Dívida externa brasileira", de 1997. Na ocasião, a autora era chefe-adjunta do Departamento da Dívida Externa do Banco Central do Brasil.
A segunda crise do petróleo aconteceu em 1979, com o Irã, então segundo maior produtor do mundo, passando por uma revolução religiosa comandada pelo aiatolá Khomeini, que fez novamente os preços aumentarem. Durante os anos 70, na ditadura, a estratégia adotada pelos governantes brasileiros foi de continuar o aporte de recursos para financiar grandes obras em setores como de energia, transportes e siderurgia, o que fez a dívida externa do país crescer. Também em 1979, Paul Volcker, presidente do banco central americano, deu uma "pancada" nos juros: as taxas saltaram de uma média de 12,88% ao ano, em 1979, para 20,18% em 1980. A decisão provocou reflexos também na taxa London Interbank (Libor), de Londres, que subiu de uma média de 12,27% para 18,03% ao ano em 1980, segundo dados da agência de notícias Reuters.