• Matéria: História
  • Autor: rutileiacerqueira123
  • Perguntado 8 anos atrás

“(...) cabe lembrar que é quase impossível falar da África no singular, de ‘uma’ só África no Brasil: são muitas as origens, as trajetórias, as culturas. A própria noção de ‘africano’ não existia entre os escravos até o século XIX. A identidade de cada povo, que o mundo escravocrata dissolvia, ainda assim prevalecia sobre a ideia da identidade africana, da África como terra de todos. Esta só se desenvolveria na própria África nos séculos XIX e XX, a partir das lutas de independência [no século XX].” LIMA, Mônica. A África na sala de aula. In: Nossa história. Ano 1, nº 4, fev. 2004. p. 85. Segundo a autora, A) a África é uma região marcada pela miséria, doenças e conflitos. B) a África é um continente marcado pela diversidade histórica e étnica. C) os africanos têm o mesmo passado e a mesma etnia. D) os africanos, desde a antiguidade, se reconheciam como africanos.

Respostas

respondido por: Luarah1977
61
os africanos têm o mesmo passado e a mesma etnia.
respondido por: viniciusrm19
123

C) os africanos têm o mesmo passado e a mesma etnia.  

O texto acima  procura destacar que o povo africano sempre procurou preservar suas crenças, culturas, modos, o que ela aponta como etnia e  passado,  no sentido de valorização cultural.

Todavia, também aponta para o fato de que apresentam baixas condições de vida, geralmente associadas a governos autoritários, o que sempre fomentava o desenvolvimento de mazelas sociais.

Perguntas similares