Em execução, constatou-se a inexistência de bens da empresa executada SALSICHAS SUCULENTAS LTDA, da qual JADER RORIZ DOS SANTOS é sócio majoritário. Que procedimento deve ser adotado pelo Juiz diante do requerimento do advogado do exeqüente de execução dos bens do referido sócio?
Respostas
O Código Civil, em seu artigo 50, dispõe sobre o instituto da desconsideração da personalidade jurídica. Isto é, dispõe que a expropriação dos bens pode ultrapassar a pessoa jurídica e atingir o capital particular dos administradores ou sócios, desde que se cumpram algum dos seguintes requisitos: prova do desvio de finalidade da empresa; e confusão patrimonial.
Ambos os requisitos configuram o abuso de personalidade jurídica. Quando há desvio de finalidade, significa que a empresa está sendo utilizada para fins diversos daqueles estabelecidos no contrato social. Há confusão patrimonial quando o capital dos sócios se confunde com o capital da empresa, não sendo mais possível identificar a delimitação da origem dos recursos.
Estando presente algum desses requisitos, o juiz deverá atender ao requerimento do advogado exequente quanto à execução dos bens do sócio. Caso contrário, o pedido deverá ser negado.