nioeste 2011) “No curso dos séculos, reconheceu-se a existência de coisas belas e agradáveis e de coisas ou fenômenos terríveis, apavorantes e dolorosos (…) No século XVIII o universo do prazer estético divide-se em duas províncias, a do Belo e a do Sublime (…) Tudo aquilo que pode despertar ideias de dor e perigo, isto é, tudo aquilo que seja, em certo sentido, terrível ou que diga respeito a objetos terríveis, ou que atue de modo análogo ao terror é uma fonte de Sublime, ou seja, é aquilo que produz a mais forte emoção que o espírito é capaz de sentir (…) [Mas, o terror] só é deleitável quando há um distanciamento da coisa que faz medo, donde, uma espécie de desinteresse em relação à ela. Dor e terror são causa de Sublime se não são realmente nocivos”.
Umberto Eco.
Acerca do Sublime é correto afirmar que
a) refere-se, exclusivamente, a puras criações da imaginação, sem a presença de objetos externos.
b) ele se opõe ao Belo, por isso não é um problema da Estética.
c) este sentimento leva nossa natureza sensível a perceber seus próprios limites, uma vez que a experiência do Sublime, diante dos espetáculos da natureza, ultrapassa nossa sensibilidade.
d) terremotos, tempestades, rochedos arrojados, furacões, vulcões em toda sua violência destrutiva e o oceano enfurecido são exemplos de Sublime e, quanto maior for o perigo, quanto mais próximo dele estiver o espectador mais intensa será a experiência, uma vez que a sensação de possuir o horror será maior.
e) nenhum artista tentou representar a experiência do sentimento do Sublime por saber de antemão que ele é da ordem do
Respostas
É correta a alternativa C.
O Sublime é um dos temas recorrentes dos estudos clássicos sobre a estética e é uma experiência que está "além" do Belo e profundamente associada com a própria Natureza.
Mesmo Kant já delimitava, nos seus escritos sobre a Estética, uma diferença fundamental entre o Belo e o Sublime, sendo o Sublime algo que diversos artistas tentaram representar, com diferentes graus de sucesso, e que só pode ser plenamente experienciado (no aspecto estético) pelo distanciamento.
Resposta:
1)d
2)c
Explicação:
1-1. (Uem 2009 - Adaptado) O significado etimológico da palavra estética traduz a ideia de uma percepção totalizante e compreensão sensorial do mundo; como disciplina da filosofia, a estética estuda as teorias da criação e da percepção artística. Assinale o que for correto. *
1 ponto
d) Schiller acredita que, na prática de uma cultura estética, a humanidade pode reconciliar os impulsos sensuais e intelectivos, harmonizando-os; essa reconciliação se dá por um novo modelo de sociedade em que a arte, com seu poder de criatividade, pode libertar o homem do trabalho alienante, do sensualismo limitante, do prazer.
2-Acerca do Sublime é correto afirmar que:
c) este sentimento leva nossa natureza sensível a perceber seus próprios limites, uma vez que a experiência do Sublime, diante dos espetáculos da natureza, ultrapassa nossa sensibilidade.