De acordo com Francisco Campos qual era o objetivo do ensino secundario e por que ele critica a concepção de ensino secundário existente até então
Respostas
A reforma do ensino secundário nacional teve como idealizador Francisco Campos, no ano de 1931, durante o governo Vargas. O Ensino passou a possuir sete anos e dois ciclos, inicialmente dirigido às elites e partes da classe média, com objetivo modernização do ensino brasileiro e de melhor preparar os jovens para ingressar no ensino superior.
Como adepto da Nova Escola educacional, Campos criticava o sistema até então vigente por vários motivos, inclusive por sequer ter definido o que é educação ou possuir um currículo uniforme que permitisse o ingresso de qualidade no ensino superior.
Resposta:
Para Francisco Campos, a finalidade do ensino secundário é essencialmente formativa, ou seja, deve desenvolver as faculdades de apreciação, de juízo, de critério, que são essenciais para todas as atividades humanas. Ele critica as concepções de ensino que enxergavam o ensino secundário apenas como uma etapa de passagem e de preparação para o ensino superior. Assim, contra essa visão pragmática e aplicada do ensino, ele defendia a proposta de uma formação ampla, humanista e capaz de formar intelectualmente o indivíduo.