Sobre as leis abolicionista durante o processo do Brasil república.responda quais foram as leis estabelecida e o que cada uma estabelecia. Em seguida ilustre cada uma delas
Respostas
Olá,
A questão versa sobre as leis abolicionistas.
Não irei conseguir fazer um desenho para ti, mas vou explicar quais foram.
O Brasil teve necessidade de iniciar o processo de abolição dos escravos em razão da pressão exercida pelos ingleses para que houvesse o fim da escravidão no Brasil. Note que eles aprovaram inclusive em 1845 a Lei Bill Aberdeen, que autorizava as embarcações britânicas de confiscarem qualquer navio que transportasse escravo.
Vale ressaltar que a Inglaterra tinha interesse no fim da escravidão para que houvesse ampliação do mercado consumidor, não era uma questão humanitária, já que a maior parte dos trabalhadores brasileiros nesta época eram escravmos.
Obs. É desse período que nasceu a expressão “para inglês ver” – uma vez que a maioria das leis criadas foram para agradar os ingleses mas sem efeitos práticos concretos.
Histórico das Leis:
*1850- Lei Eusébio de Queiroz – proibiu a chegada das embarcações negreiras no país. – é considerada uma lei abolicionista pois com o passar do tempo os proprietários a buscar novos trabalhadores já que a oferta de escravos diminuiu.
*1871 – Lei do ventre livre – todos os filhos de escravos que nascessem após a publicação desta lei eram considerados livres.
*1885 – Lei dos Sexagenários – determinou que os escravos maiores de sessenta anos fossem imediatamente libertos.
*1888- Lei Áurea – determinou o fim da escravidão no Brasil. Vale ressaltar que apesar de ter determinado o fim da escravidão no Brasil a referida lei é bastante criticada, já que não apresentou qualquer plano de inserção dos negros libertos na sociedade.