• Matéria: Português
  • Autor: Maryperfect
  • Perguntado 8 anos atrás

POR FAVOR ME AJUDEM!! SÓ RESPONDAM AS QUE VOCÊS SABEM!!!


Um bicho bem porcalhão

Esta semana eu vi um filme sobre genética. Genética é aquela ciência que estuda como e por que a gente é assim parecido com os pais da gente... A cada dia que passa, os cientistas percebem que tem pedacinhos de nós que são semelhantes aos mesmos pedacinhos do resto dos animais e, incrível, até das plantas! Acontece que, na semana passada, um navio derrubou um monte de óleo no Uruguai, aí do lado, logo embaixo do mapa do Brasil. Lá vivia uma família de leões-marinhos e muitos deles morreram. Aí, quando isso aconteceu, eu me lembrei do filme... Fiquei pensando que, já que a gente é tão parecida com tanta coisa diferente na natureza, quando morre um leão-marinho, morre um pouquinho de mim e de você também. Tá certo que as fábricas e os carros precisam do óleo que os navios levam de um lado pro outro, mas eu não sei porque deixam cair tanta sujeira no mar. O que eu sei é que estragar a casa daqueles leões-marinhos do Uruguai, que estavam lá descansando numa boa na praia, não tem desculpa! Essa é o tipo da coisa que só um bicho bem porcalhão, mais porcalhão que os porcos, só um bicho como o homem faz...

A,O que o narrador quer dizer ao afirma que, quando morre um leão-marinho, morre um pouco das pessoas também?

B,Segundo a crônica, o uso do óleo justifica a sujeira no mar? Explique.

C, a expressão '' tá certo'' é apropriada a situações formais ou informais?

D,Copie no caderno dois trechos da crônica '' Um bicho bem porcalhão'' em que aparece a linguagem informal,ou seja, a usada no dia a dia.

Respostas

respondido por: jv50015
58
A: O narrador faz uma comparação entre nós e os animais mortos, pois devido aos estudos, temos características parecidas e quando um deles morrem, morre um pedaço de nós.
B: Sim, pois no texto é explicitado a finalidade do uso do óleo nos transportes marítimos, mas diz que não haveria a necessidade de jogar tanta sujeira no mar.
C: Informais
D: ...

Maryperfect: Obrigada!
respondido por: AronDarkIntra23
35
A- Na crônica ele fala que assistiu um filme sobre genética, e que nela os cientistas acham que os humanos tem partes semelhantes à alguns animais e plantas, então ele faz essa comparação de que quando os leões-marinhos morreram uma parte do ser humano se foi, já que ele afirma que os humanos tem partes semelhantes aos animais.
B- Não, o que diz na crônica é que tudo bem que sejam transportados óleos pelos mar, mas que é errado despejar essas substâncias que vão prejudicá-lo.
C- A situações informais.
D- "Tá certo que as fábricas e os carros precisam do óleo que os navios levam de um lado pro outro, mas eu não sei porque deixam cair tanta sujeira no mar. " , "O que eu sei é que estragar a casa daqueles leões-marinhos do Uruguai, que estavam lá descansando numa boa na praia, não tem desculpa! ".
Espero ter ajudado!

AronDarkIntra23: Na letra b a palavra "Não" é "Sim", perdão pelo erro.
Maryperfect: Obrigada!!
Perguntas similares