1- Qual o produto predominante na economia brasileira durante o segundo reinado?
2- Quais fatores internos e externos, incentivaram a produção cada vez mais intensiva desse produto?
3- A mão de obra utilizada nessa produção era livre? Justifique sua resposta.
Respostas
2 - O fato do café brasileiro ser consumido mundialmente no exterior por um determinado preço de revenda e pelo fato da crise interna no Brasil afetar drasticamente o modo de vida de todos ajudou a propulsionar o apoio à esse novo modo de economia.
3 - Sim. Na economia do café, os imigrantes europeus, experts em tal meio de produção, eram garantidos modos de vida modestos, mas com condições moderadas de vida, semelhante á sociedade feudal.
1 - Durante o Segundo Reinado o produto predominante foi o café, que era o nosso principal produto de exportação e o principal produto cultivado pelas elites nacionais mais politicamente influentes (situação que continuaria até a Revolução de 1930).
2 - Internamente, as condições de clima e solo do Sudeste do Brasil, onde estavam sediados a capital federal e as maiores fortunas nacionais, eram adequados ao cultivo (de modo que os barões passaram a cultivá-lo em suas terras), enquanto que externamente a grande demanda pelo produto (que tinha um bom valor de mercado) o incentivou.
3 - Na primeira fase (antes de 1850) a mão-de-obra era majoritariamente escrava, sendo aos poucos substituída por imigrantes europeus pobres, que, em teoria, eram livres, mas viviam em situação de grande pobreza e sem direitos políticos.
Mais sobre o período em;
https://brainly.com.br/tarefa/3059724