• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cindelcastrop0904g
  • Perguntado 8 anos atrás

Em seu artigo, Antonio Nóvoa afirma que nos defrontamos hoje com uma “crise da escola” e uma “crise de identidade” dos professores. Apresente, inicialmente, os principais argumentos do autor que demonstrariam estar em curso essas crises. Em seguida, comente esses argumentos, indicando se os considera corretos ou não, justificando, com a devida argumentação, os seus comentários

Respostas

respondido por: Garcias29
1
Olá


Segundo Nóvoa: “falta um pensamento novo, uma filosofia que ajude a imaginar outras lógicas, outros modelos e outras formas de organização dos espaços educativos”


Em torno de três dilemas: a aprendizagem, a sociedade e a instituição, é que se pode configurar uma nova identidade profissional. É nesse tripé que deve estar baseada a identidade do professor. É a partir dele que se configura um conjunto de desafios a serem enfrentados pelos docentes nos próximos anos.

 

A crise das instituições escolares pode ser pensada através da falta de dialogo entre a escola e os sujeitos que estão inseridos nela. A escola ainda possui muitas características das primeiras instituições surgidas no século XVIII, portanto, é preciso pensar em maneiras de adequar essas instituições ao nosso tempo.


Espero ter ajudado.

Perguntas similares